INTRODUÇÃO
Todo organismo vive independente do respectivo ambiente externo, e simultaneamente exerce acções de maior importância sobre esses ambientes. O ambiente é constituído não só com factores químicos (factores abióticos isto é sem vida).
A regra na natureza é a existência de uma estreita relação, não só entre os diferentes organismos; como estes ambientes qualquer ambiente é um conjunto onde se misturam os seres vivos e os seres inanimados.
DESENVOLVIMENTO
O conjunto de organismos que vivem numa determinada área e as interacções que se estabelecem entre esses seres vivos e o ambiente constituem um ecossistema.
O conjunto de seres vivos de um ecossistema e as relações que se estabelecem entre eles constituem uma comunidade abiocenose.
EX: uma lagoa com uma vegetação, peixes, ovos, rãs, lã e larvas de alguns animais que tipos constituem um ecossistema.
O conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem numa determinada área e no determinado período de tempo ou chama-se população. Cada espécie Rã da lagoa constituem uma população e os peixes de determinados espécies são outras populações diferentes.
Biótopo: é o espaço físico ocupado por uma comunidade, e o espaço ocupado por uma população é designado por habitat. Os seres vivos têm uma estreita relação com seu ambiente, dependendo necessariamente daquilo que os rodeia.
A terra é o único planeta conhecido do sistema solar que oferece condições para a existência de vida.
Como definimos a diversidade dos animais e plantas que encontramos num determinado ambiente não é obra do acaso. As relações entre os seres vivos e o ambiente são os assuntos da ciência biológica chamada ecologia: que é o ramo da biologia que estuda os seres vivos e o seu ambiente natural.
ECOSSIETEMA AQUÁTICO
O ecossistema aquático divide-se em dois grandes grupos:
à Ecossistemas de água salgada.
Ex: Oceanos e mares
à Ecossistema de água doce.
Ex: Lagoa, rios, pântanos e lagos.
Existe ainda um ecossistema de transição o chamado estuário, onde existem uma mistura de água doce e de água salgada, criando condições especiais para existência de comunidades diversidades. As flutuações da quantidade de sal dissolvida na água.
Oceanos, mares
Rios, lagos, lagoas
ECOSSIETEMA AQUÁTICO pântanos e estuários
ECOSSIETEMA AQUÁTICO
Os grandes ecossistemas terrestres são constituídos por enormes extenções de terra onde cresce árvores, arbustros e capim ou seja uma vegetação que pode ser densa (como é o caso de grandes florestas tropicais). Ou raras como nos desertos.
Existem também muitos animais que adoptam a cada em de um ecossistema. Os grandes ecossistemas em Angola são as florestas tropicais e o deserto bem como ao ouriço-do-mar.
-florestas tropicais, savanas
ECOSSIETEMA AQUÁTICO e desertos.
CONCLUSÃO
Contudo podemos concluir que deveras o ecossistema é a pedestal do nascimento, e desenvolvimento sadio de toda espécie viva no planeta.
Há que diz que ecossistema concorda com biosfera que é toda a parte do planeta terra onde a vida pode se desenvolver, mas dizer que há discordância à esse conceito visto que já há estudos esperançosos de vidas em outros planetas.
POR: NICOLAU
Sem comentários:
Enviar um comentário